Pessoas que não tomaram segunda dose dentro do prazo podem perder garantia da vacina

Cerca de 5 mil estão fora do prazo recomendado para completar o ciclo de imunização

Foto: Secom

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, 64.876 pessoas já receberam a segunda dose da vacina contra a doença em Feira de Santana. No entanto, cerca de 5 mil estão fora do prazo recomendado para completar o ciclo de imunização com a aplicação da segunda dose.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Britto, alerta a população e informa que as vacinas que estão destinadas a essas pessoas estão próximas de vencer e, por isso, devem ser destinadas a aplicação de primeira dose em pessoas que ainda não foram imunizadas.

“É muito estranho termos que insistir para que as pessoas tomem a segunda dose. Temos vacinas reservadas, mas estamos chegando próximo da data de vencimento de algumas vacinas e não vamos perdê-las, vamos vacinar quem precisa. Não podemos guardar de forma eterna e prejudicar as pessoas”, explica Marcelo.

O menor índice de falta de comparecimento para tomar a segunda dose da vacina é dos trabalhadores da saúde, pessoas que estão na linha de frente do combate a Covid-19, pois conhecem tecnicamente a importância da imunização completa. O secretário afirma que se o cidadão não comparecer na data marcada, pode receber a segunda dose da vacina outro dia, mas não pode deixar de tomar.

“O que podemos fazer é apelar para que as pessoas tomem a segunda dose se protegendo e também protegendo sua família. É difícil compreender o motivo das pessoas não comparecerem para tomar a segunda dose”.

As informações são da Secom.